São Francisco do Sul é histórica. Foi a primeira cidade do estado e possui uma rica história em seus pontos turísticos, além de seus pratos típicos, costumes, museus e até mesmo pela arquitetura local.
Com suas construções centenárias, praças históricas, museus e igrejas, a cidade é um verdadeiro tesouro cultural e oferece diversas opções de passeios para quem deseja conhecer melhor a região. Neste post, reunimos algumas dicas de passeios para conhecer a cultura local de São Francisco do Sul, que irão encantar tanto os turistas quanto os moradores locais. Partiu conhecer?
1 – Conhecer o Forte
O Forte Marechal Luz pode parecer uma dica óbvia, mas é uma das bases da cultura da cidade. Instalado por portugueses para a defesa do território, foi uma das obras responsáveis pela história da cidade com o ramo militar e até mesmo naval.

Foto: Cezar Mario Rech
Mas fique ligado: hoje o forte funciona como uma colônia de férias para os militares, então é preciso agendar a sua visita. Ah, saiba que para chegar no forte é preciso passar por uma trilha de encher os olhos e se conectar com a natureza.
2 – Desça do carro e caminhe pelo centro
É aqui onde vemos o maior conjunto de patrimônios históricos de toda a região. A típica arquitetura açoriana traz uma energia singular para o passeio, e se engana quem pensa que são apenas fachadas.

Foto: Alexandre Braga
No centro se encontram diversos comércios como restaurantes, cafeterias, sorveterias e, é claro, o Mercado Municipal, que carrega centenas de anos de história em suas bancas.
Ah! Enquanto estiver pelo centro, vale visitar o Museu Nacional do Mar, que reúne um importantíssimo acervo de embarcações e objetos históricos da navegação brasileira.
3 – E a culinária típica?
A culinária de São Francisco sempre foi única, e, hoje em dia, pouca gente sabe disso. Rodeada pelo mar, é claro que os pratos são ricos em peixes e frutos do mar, que podem ser saboreados em diversos locais pela cidade. Mas tem um prato que é clássico açoriano e que é cada vez mais difícil de encontrar, já que seu preparo é passado de geração em geração.

Foto: Autor Desconhecido
Existem registros de mais de 300 anos de moradores preparando a Cambira, história que remonta de portugueses trazendo o sal pela primeira vez para a região. Ela é feita com uma base de peixe salgado e defumado, cozido em panela de barro com especiarias, acompanhada de banana e pirão. Pode parecer uma estranha combinação de ingredientes, mas o resultado é espetacular.
Você pode experimentar a Cambira em lugares como a petisqueira Içá-Mirim, na praia do Capri.
4 – Vai um chopp geladinho?
Uma forte característica da cultura local é saber aproveitar os bons momentos, e depois de um passeio por esse paraíso, nada como sentar em um barzinho e jogar conversa fora.

Foto: Quintal da Dani
São diversos bons lugares espalhados pela cidade, mas se estamos falando de cultura, podemos indicar o Quintal da Dani, no bairro De Paulas, e seu pirão de linguiça típico da região; ou mesmo o Rei das Ostras e Mariscos, no mesmo bairro. Um dos restaurantes favoritos do famoso escritor e navegador Amyr Klink, especializado em frutos do mar.
Gostou das dicas? Aproveite o passeio!