Como a sustentabilidade gera economia nos edifícios?

 Em Construção, economia, Sustentabilidade

Os edifícios sustentáveis têm se tornado a preferência de quem compra ou aluga imóveis. Tanto pela redução de impactos negativos ao meio ambiente quanto pela economia gerada. Para entender como a sustentabilidade gera economia nos edifícios, continue lendo este post.

Melhorias no sistema de gestão de recursos

Em edifícios convencionais, a economia na utilização de recursos é uma das maiores dificuldades da gestão do condomínio. Já nos edifícios sustentáveis, esse objetivo tem sido alcançado com mais facilidade.

Os edifícios sustentáveis são caracterizados pela presença de tecnologias que trazem maior eficiência no uso de recursos, como o sistema CUBO de armazenamento e gestão de energia, por exemplo.

A redução de custos condominiais é notável em edifícios sustentáveis. Uma grande prova disso é o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon), que conseguiu reduzir em 46% os custos anuais de operação, apenas mudando sua sede para um edifício sustentável.

Edifícios sustentáveis no mercado imobiliário

Os edifícios sustentáveis, além de seus benefícios ambientais, tem grandes benefícios financeiros e isso reflete no mercado imobiliário. Já em 2017, a taxa de vacância em edifícios sustentáveis era de 20,6% em comparação a 32% dos edifícios convencionais.

A busca por edifícios com selo verde tem aumentado ainda mais, seja em construções comerciais ou habitacionais. A preocupação com a sustentabilidade ambiental e econômica dos empreendimentos vem crescendo em todo o país.

Atualmente, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de construções sustentáveis, certificado pelo LEED – Leadership in Energy and Environmental Design. A posição alta no ranking mostra que de fato há uma grande preocupação com a sustentabilidade nos condomínios de grande parte do país. Os edifícios sustentáveis fazem parte do futuro e da tendência das cidades inteligentes, que está chegando com tudo.

Por isso, investir agora em um edifício sustentável e inteligente pode trazer ainda mais economia a longo prazo. Dessa forma você evita os gastos de adaptação de um imóvel convencional no futuro e aproveita desde já a economia gerada pela melhor gestão de recursos.

E se você não faz ideia de onde encontrar um edifício sustentável, entre em contato conosco e conheça o Morse 282, o primeiro smart building de Joinville. O empreendimento tem a sustentabilidade presente em cada detalhe do projeto e ainda conta com tecnologias inteligentes para te levar ainda mais perto do futuro. Venha conversar com a gente!

Recent Posts

Deixe um Comentário

Digite o que procura neste campo

Tecnologia gera cerca de 40% de economia de águaMorse 282