fbpx

Plantas no apê – é possível?

 Em decoração, Sustentabilidade

Se você procura uma resposta rápida para esta pergunta, aí vai: sim!

É possível ter plantas com bastante floração, bonitas e muito saudáveis. Mas, para isso, alguns cuidados a mais são necessários, tanto na escolha da planta quanto em sua manutenção. Vem com a gente:

 

Procure espaços com bastante luz

A luz é como o alimento para as plantas. Fuja de banheiros e ambientes escuros! Prefira sacadas e locais próximos de janelas e iluminação natural. Algumas plantas se adaptam bem à luminosidade moderada, outras preferem luz solar diretamente sobre elas – não escolha uma planta antes de decidir onde ela irá ficar.

Água na medida certa

Como não há chuva para molhar naturalmente as plantas no apartamento, lembre-se sempre de regá-las no período correto. Dúvidas sobre o período correto, né? A melhor saída é comprar suas plantas em lojas especializadas, que vão saber sobre a particularidade de cada planta e clima.

Dedicação (mas nem tanto assim)

Algumas espécies de plantas exigem pequenas podas, normalmente para remover as folhas secas – e algumas exigem até adubação ou troca de vaso, como é o caso dos bonsais. Caso você não tenha o perfil de ficar sempre de olho com uma atenção especial, vale procurar as espécies de menor manutenção.

 

E quais espécies são as melhores escolhas?

Calma, não é tão simples. Mas vamos tentar deixar mais fácil separando cômodo por cômodo.

Sacada: É uma área externa muito exposta a correntes de ar, então indicamos plantas mais resistentes ao vento, como jabuticabeira ou pintagueira, caso tenha mais espaço disponível, já que se adaptam bem a vasos, além da flor-de-coral e pleomele.

Banheiro: Costumam ter iluminação natural reduzida e pouca circulação, então boas opções são as rafis, rosas de pedra e as árvores da felicidade. Se houver o mínimo de luminosidade, pode ser um ambiente propício para violetas, que gosta muito de umidade.
* É preciso ficar atento para não deixar nenhuma das plantas para apartamento próximas ao chuveiro, por conta do excesso de vapor.

Sala: Aqui sobra espaço para um destaque! A orquídea é uma das preferidas entre as plantas de apartamento. A orquídea borboleta se adapta a lugares fechados e com ar condicionado, já a orquídea sapatinho gosta de espaços com sombra. Outras escolhas para a sala, são o filondendro, que precisa apenas de luz indireta, e a palmeira ráfia, que exige poucos cuidados.

Cozinha: Aqui você pode criar um jardim vertical com seus temperos preferidos e tê-los sempre à mão, caso goste de cozinhar. Vale apenas se atentar às necessidades específicas de cada planta escolhida, já que são bem diferentes!

Se ainda assim precisar de algumas dicas sobre cada espécie, procure lojas especializadas! Joinville possui várias, com muitas espécies e vendedores com muito conhecimento.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Digite o que procura neste campo

Morse 282