Novo lar: como escolher a construtora certa?

 Em Construção

Está tudo ok: você decidiu finalmente que vai comprar um apê ou dar um upgrade no empreendimento que você já tem. Mas como evitar de não cair numa fria, ainda mais em tempos de quebra-quebra de construtoras? Separamos algumas dicas que vão te ajudar a selecionar uma construtora confiável para você viver muitos e muitos dias de tranquilidade no seu lar.   

# 1 – PESQUISE A HISTÓRIA DA CONSTRUTORA:

A melhor forma de conhecer uma empresa é saber como foi o seu passado recente. Para isto você vai precisar saber:

  • quais foram os últimos empreendimentos e seus endereços
  • se possível nome e telefone (ou e-mail) dos respectivos síndicos
  • Informe-se sobre a qualidade do material utilizado nas obras, sobre o acabamento e, principalmente, sobre o atendimento de pequenos reparos após a entrega das chaves.

# 2 – VERIFIQUE SE A CONSTRUTORA TEM PRÊMIOS E CERTIFICAÇÕES:

Existem diversos prêmios e certificações que podem te dar um pouco mais de segurança para fechar negócio com uma construtora. Entre as certificações destacamos duas que são voltadas aos processos de gestão e qualidade das construções, como:

  • PBQP-h (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade da Habitação)
  • ISO 9001 

Também possui Ecolabels, que são certificações que controlam as ações socioambientais, e envolvem cuidados com desperdício de material de construção, de água, de energia elétrica (inclusive da obra já pronta), além de ações de segurança e condições dignas de trabalho dos operários da obra e das demais pessoas indiretamente atingidas por elas (vizinhos por exemplo). Quanto mais prêmios e certificações, melhores são os indicadores de confiabilidade da empresa.

# 3 – AVALIE A SITUAÇÃO FINANCEIRA DA CONSTRUTORA:

Pesquise para saber se a construtora com quem pretende fazer negócio está bem financeiramente:

  • Verifique se a empresa e seus sócios controladores não têm protestos pendentes
  • Se é atendida regularmente pelos fornecedores de material de construção e serviços
  • Converse com o gerente do seu banco

Na hora de efetivar o negócio, peça para o vendedor:

  • Certidões negativas de ações civéis
  • Certidões negativas e ações criminais
  • Certidões negativas da Justiça Federal
  • Certidões negativas da Justiça do Trabalho
  • Certidões negativas de Protesto
  • Certidões negativas da Fazenda do Estado de Santa Catarina
  • Certidões negativas da Receita Federal

Mas, se você vai financiar a compra pelo banco, ele mesmo fará esta verificação por você. Da saúde financeira da construtora depende a garantia que você vai receber seu imóvel como planejado.

# 4 – VERIFIQUE O REGISTRO DE INCORPORAÇÃO (RI) E MEMORIAL DESCRITIVO:

O Registro de Incorporação (RI) traz os requisitos técnicos do empreendimento (área do terreno, se tem hipoteca ou não, quem são os sócios) e no memorial descritivo o cliente consegue conferir os materiais que serão aplicados na obra.

Fique de olho em tudo o que se refere ao empreendimento. Estes documentos dão garantias ao comprador.  Por isso, perceba a importância destes documentos e de posse de uma cópia você poderá exigir sues direitos a qualquer tempo, inclusive judicialmente.

# 5 – VERIFIQUE NOS CARTÓRIOS A DOCUMENTAÇÃO DO TERRENO:

Consulte junto aos Cartórios de Registro de Imóveis, a situação jurídica do terreno onde a obra será erguida. Verifique também se não existem processos envolvendo a propriedade do terreno.

# 6 – VERIFIQUE JUNTO A PREFEITURA AS AUTORIZAÇÕES DA OBRA

Toda obra, principalmente na zona urbana, tem que se submeter a uma série de exigências legais, que se não foram cumpridas, a prefeitura pode se recusar a dar o “habite-se”. Verifique se a construtora tem todas as autorizações legais exigidas pelo Município e pelo Estado (alguns casos de licenças ambientais).

Toda precaução vale a pena

A lista é grande, o trabalho é muito, mas vale a pena. Nada como ter total segurança para fazer a compra mais importante da vida! A LHW oferece toda a tranquilidade que você precisa para dar este importante passo. Entre em contato pelos telefones (47) 3422-1323/ 47 98477-3166 ou pelo e-mail vendas@lhw.com.br.

  

Recent Posts

Deixe um Comentário

Digite o que procura neste campo