Como fazer uma horta vertical em apartamento? Nós te damos 5 modelos para você se inspirar

 Em Sem categoria

Contrariando todas as expectativas mundiais, os agrotóxicos continuam fazendo parte da alimentação do brasileiro (e parece que o Governo apoia isso). Enfim, o negócio é buscar produzir o seu próprio alimento (os temperos pelo menos) por meio de hortas em sua própria casa para garantir mais saúde e aproveitar os reais benefícios das plantas. O problema é espaço? As hortas verticais chegaram com tudo por serem práticas e muito estilosas.

Separamos alguns modelos e dicas de como fazer horta no seu apartamento. Utilize espaços de sol, como a sacada, para produzir seu alimento em segurança. Para escolher o seu modelo analise o estilo de decoração, o espaço disponível, a disponibilidade de recursos e do tipo de plantas que você deseja ter em seu espaço. Vamos lá?

Estilo básico

Prefere algo mais básico, sem interferir na decoração? Então a opção é uma floreira de plástico, que pode ser facilmente encontrado em lojas de departamento. 

Estilo mais sofisticado

Você gosta de sofisticação em todos os detalhes? Então, aposte nesta charmosa floreira que vai aliar estilo e saúde ao seu dia a dia.

Modelo mais sustentável

Esta é mais uma das milhares utilidades de uma garrafa pet, material que tem se tornado uma matéria-prima e tanto para artesãos. Vale a pena tentar!

Quem prefere rústico

Você pode optar pelo estilo Faça Você mesmo e fazer materiais que embelezem e deixem sua assinatura neste espaço de integração. Trazemos duas alternativas: uma feita de madeira rústica e potes de vidro e outra feita de crochê, trabalho manual que voltou com tudo na moda.

DICAS:

Seja qual for o estilo, é importante seguir algumas dicas para garantir a saúde das plantinhas. Veja esta dicas superpráticas que trouxemos para você.

  • Basta uma parede que bata sol 3h por dia, pelo menos, para ter uma horta vertical agradável.
  • Antes de escolher o modelo, pesquise plantas que tenham facilidade maior para se fixar em uma horta vertical e que esteja de acordo com a quantidade de sol que seu sol pode disponibilizar.
  • De acordo com o modelo de horta vertical que você escolher, é preciso preparar a parede. A melhor opção é cobrir com um plástico ou folhas de PVC para proteger a parede da água e dar suporte para a horta. Se você for utilizar canos de pvc ou outros tipos de vasos suspensos, talvez não seja necessário.
  • Se você preferir hortas em vasos, saiba que a terra seca mais rápido. Por isso a regas devem ser diárias preferencialmente. Caso opte pela irrigação manual, uma dica para saber quando realizar a irrigação é colocar o dedo na terra, se ela estiver úmida não precisa molhar.
  • É interessante dispor as plantas que gostam de menos água em cima e as que gostam mais embaixo. Pois dessa forma, os vasos de baixo ficam mais encharcados. Algumas plantas para horta que não gostam de muita água são:  lavanda, salsinha e alecrim. Já  as que preferem mais abundancia de água são orégano, segurelha e hortelã.

Gostou das dicas? A LHW sempre apoia atitudes sustentáveis que levem mais bem-estar, saúde e respeito à natureza ao seu cotidiano. Até a próxima!

Recent Posts

Deixe um Comentário

Digite o que procura neste campo