13 dicas de como tornar seu apartamento sustentável em 2020

 Em Sem categoria

Como você pode ver nos noticiários, a Terra já dá dicas do seu desequilíbrio ambiental. A boa notícia é que se cada um fizer a sua parte podemos fazer a diferença e reduzir o impacto para transformar este cenário. Pequenas atitudes, como separar o lixo reciclável já se tornou um costume para a maioria das famílias joinvilenses, assim como reduzir o consumo de luz e água. Porém, existem muitas outras atitudes simples que podemos fazer um grande impacto para mudar esta realidade: basta uma pequena mudança nos hábitos para tornar seu apartamento sustentável.

01 – Prefira produtos embalados em latas de metal e vidros, papel/papelão. Evite ao máximo as embalagens de plástico.

02 – Substitua pelo menos uma parte dos detergentes líquidos por sabão em pedaços. Mesmo os detergentes biodegradáveis formam mantas de espuma nos rios, tirando todo o oxigênio da água.

03 – Reutilize a água da máquina de lavar para a limpeza de pisos.

04 – Troque sua válvula de descarga por aquela que tem dois botões, uma para o número 1 e outro para o número 2.

05 – Substitua parte dos produtos de limpeza por vinagre, álcool e solução de bicarbonato de sódio.

06 – Passe todas as roupas de uma vez só. Cada vez que você liga o ferro de passar ele consome mais energia para se aquecer.

07 – Diminua pelo menos 2 minutos no tempo do seu banho. Com isto economizará água e energia elétrica.

08 – Tenha em sua casa uma jardineirinha com salsa e cebolinha, outra com hortelã e um vasinho com manjericão. Parece bobagem, não é? Mas, você sempre terá seus temperos fresquinhos e sem agrotóxicos, além de dispensar algumas embalagens de plástico e isopor.

09 – No mercado existem composteiras de vários tamanhos. Tenha uma delas em sua casa, além de reduzir o lixo orgânico que vai para os aterros, você produzirá seu próprio adubo para sua mini-horta (acima), sem deixar cheiros desagradáveis na sua casa.

10 – Álcool e jornal velho são ótimos para limpar vidros.

11 – Toda vez que for comprar um eletrodoméstico prefira os com o selo “A” do Inmetro ou, melhor ainda, os chamados “Inverter”. A Celesc está fazendo uma campanha onde você troca seu aparelho usado por um novo com o selo A ou Inverter pagando apenas a metade do preço.

12 – Quando for comprar especiarias, leve de casa, saquinhos de papel (destes de pipoca) e nas lojas de produtos naturais peça para embalar suas compras neles. Assim você compra a quantidade que quiser e evita um monte de embalagens de plástico.

13 – Esta é a dica mais importante de todas. Ensine seus filhos a proteger o nosso planeta, mostre a eles o que você faz para dar a sua contribuição e permita que eles participem efetivamente destas ações.

Felizmente, a construção civil caminha na mesma direção, com a consciência de minimizar seu impacto para o meio ambiente. Empreendimentos, como o Morse 282, da LHW Engenharia, trazem recursos que facilitam este processo. O Morse traz, por exemplo, garagem para abastecimento de carros elétricos em sua garagem, patinetes elétricos para evitar o uso de automóveis, além de elevadores inteligentes e Sistema Cubo, que armazena e gerencia o consumo de energia elétrica. Para conhecer melhor o projeto, acesse http://lhw.com.br/portfolio-posts/morse-282

Recent Posts

Deixe um Comentário

Digite o que procura neste campo