4 dicas simples e baratas para ter um lar mais sustentável

 Em Sem categoria

4 dicas simples e baratas para ter um lar mais sustentável

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos Estudos de Mercado,  cerca de 80% dos brasileiros entrevistados acredita que o mundo caminha para um desastre ambiental, a menos que a população mude seus hábitos rapidamente. Como se pode ver, todos sabem que o poder de mudança está nas mãos do ser humano, mas na verdade pouco é feito.

A maioria continua utilizando uma grande quantidade de produtos químicos no dia a dia, não reciclam o lixo, desperdiçam água e energia elétrica e o pior, não orientam seus filhos a respeitarem o meio ambiente. Isto porque muitas acham que a sustentabilidade custo caro e é trabalhosa. Por isto, preparamos estas dicas que mostram que ser ecológico é mais simples e barato do que você imagina.

# 1  VINAGRE BRANCO, UM AGENTE ECOLÓGICO

O vinagre é um verdadeiro coringa dentro de casa. Substituindo com vantagens produtos químicos, como cloro, amoníaco e soda cáustica, remove gorduras, mofos, tira manchas de pisos e azulejos e cheiros desagradáveis. Funciona também como um ótimo detergente. E o melhor de tudo é 100% natural e muito barato.

Mas como usar o vinagre?

Para tirar a gordura do box: Molhe uma esponja com o vinagre branco e esfregue o local.

Para remover gordura do fogão: Espalhe o vinagre na área a ser limpa e deixe de molho por uns 15 minutos. Depois é só usar uma esponja para limpar.

Para remover odores desagradáveis: Coloque uma vasilha (bacia pequena) no local do cheiro ruim e deixe por uma noite inteira.

Para remover mofo de armários: Esvazie o armário e proceda da mesma forma usada para tirar odores. Com uma esponja com um pouco de vinagre branco, limpe o armário por dentro. Se não quiser que fique o cheiro de vinagre, basta passar um pano úmido após a aplicação.

Para tirar manchas de pisos e azulejos: Pegue um pano ou uma esponja molhe bem no vinagre e passe no lugar a ser limpo. Deixe de molho por uns 15 minutos. Depois com uma esponja (ou escova se for nos rejuntes) esfregue um pouco e passe um pano limpo. Se a mancha estiver difícil de ser removida, adicione um pouco de sal ou de bicarbonato de sódio ao vinagre.

#2  FILTRO DE CAFÉ, UM ALIADO DA LIMPEZA

O filtro de café de papel é um excelente aliado na limpeza. Use-o para limpar a tela de sua TV, de seu monitor e até de seu celular. Depois veja a diferença!

#3 LIMÃO: PONTO PARA A SUSTENTABILIDADE

Uma solução simples e barata para ter um lar mais sustentável é investir no uso do limão, que substitui detergentes, desengordurantes e solventes na remoção de gordura e ferrugem. Veja como usar:

Para remoção de gordura: quem faz churrasco sabe o estado gorduroso que fica uma grelha.Para evitar a ferrugem, corte um limão ao meio e esfregue com a grelha ainda quente. Depois disto é só lavá-la com sabão e secá-la bem. Já para limpar fogão, forno, louças e panelas, retire o suco de um limão e espalhe sobre a superfície a ser limpa. Espere dois ou três minutos e lave normalmente.

Para remover ferrugem: Aplique o suco de limão em uma esponja de aço e esfregue a peça enferrujada. Enxague e seque bem.

Se necessário, pode adicionar sal ou bicarbonato de sódio para facilitar a limpeza.

#4  SAL DE COZINHA,  UM ÓTIMO DESENTUPIDOR

O sal é um ingrediente barato e que todo mundo tem na cozinha. Sabia que ele é super eficiente para desentupir pias, ralos e vasos sanitários. Como fazer? Para cada litro de água (bem quente), coloque meia xícara de sal de cozinha e despeje no encanamento entupido. Super fácil e prático. 

Ser sustentável é bom, bonito e barato

Se você tiver um pouco de paciência, na Internet vai encontrar muitas outras soluções que não agridem o meio ambiente. Mas em geral, o mais importante é lembrar de:

  • Separar o lixo seco do orgânico
  • Nunca jogar óleo usado no ralo da pia (coloque-o em garrafa pet e descarte junto com o lixo reciclável)
  • Poupe água e energia elétrica
  • Se puder substitua a gasolina por etanol
  • Não coloque o lixo no piso da calçada (ele pode causar enchentes)
  • Plante muitas árvores

Lembre-se: além de ensinar seus filhos, dê o exemplo. Só assim você estará fazendo sua parte.

Recent Posts

Deixe um Comentário

Digite o que procura neste campo